Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

domingo, 27 de agosto de 2017

SETE CONSIDERAÇÕES E UMA FOTO INTERESSANTE SOBRE A POLÊMICA OPERAÇÃO DE DESOCUPAÇÃO DAS CALÇADAS EM IMPERATRIZ-MA...

A Prefeitura de Imperatriz vem desenvolvendo uma operação de retirada dos ambulantes das praças e outros logradouros públicos, meu último texto, após muito tempo sem escrever foi exatamente sobre isso, em função das polêmicas geradas, resolvi fazer algumas considerações:

1 - primeiramente afirmo com convicção que não tenho nada contra o atual prefeito de Imperatriz, nem contra nenhum membro da sua equipe, pelo contrário, tenho bons amigos de longa data ocupando cargos nesta gestão.

2 - Todo cidadão tem o direito de criticar os gestores e agentes públicos e todo gestor ou agente público tem o dever de saber ouvir críticas, do contrário, não deveria ocupar cargo púbico. Todavia essas cíticas sempre devem ser respeitosas em em momento algum devem atacar a honra ou a vida pessoal de quem é criticado.

3 - Como cidadão tenho o direito de criticar, e assim como venho fazendo há muito tempo, sempre critico o gestor ou agente público e a instituição, nunca a pessoa. Quem acompanha meus textos a mais tempo deve lembrar o quanto fui crítico do Prefeito Sebastião Madeira, mas nunca dirigi uma só palavra em referência ao cidadão Sebastião Madeira, e como homem inteligente que é, ele entendeu isso e hoje temos excelentes conversas sobre política, via telefone, rede social e até pessoalmente. Mas nem todos são tão inteligentes assim.

4- Minha principal crítica sobre a operação da Prefeitura de Imperatriz é em relação a abordagem e ao alvo, que até o presente momento se restringiu a pequenos comerciantes ambulantes que ocupavam áreas de calçadas e praças.

5 - Várias empresas em Imperatriz ocupam calçadas e espaços públicos em Imperatriz, bares que frequento na Rua Godofredo Viana, Peixarias na Beira-Rio, comerciantes varejistas no centro da cidade e comerciantes atacadistas na região do Mercadinho, apenas para citar os principais casos. A operação também vai atingi-los ou vai focar apenas nos pequenos que não tem dinheiro pra financiar campanhas e por isso não tem influência política para lhes garantir o direito de buscar o próprio sustento trabalhando?

6 - Particularmente não desejo que nenhum desses ambulantes ou empresas percam suas fontes de renda, e tenho plena convicção de que há como a Prefeitura de Imperatriz colocar ordem na cidade com bom-senso e respeito às pessoas. Basta planejamento e vontade de fazer.

7 - A lei não deve ser igual para todos?

8 - Uma foto que merece destaque sobre a operação que tirou os ambulantes da Praça Mary de Pinho em Imperatriz-MA:


Na foto os agentes da Prefeitura que fazem a notificação para que o vendedor ambulante desocupe a área, aproveitam o momento e compram água do mesmo.
Na minha opinião nenhum dos três está fazendo nada de errado.
Mas a foto no mínimo mostra uma situação curiosa e paradoxal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: