Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 14 de março de 2017

O SUICÍDIO E A FALTA DE ÉTICA DA MÍDIA ALTERNATIVA DE IMPERATRIZ-MA...

As redes sociais e os Blogs deram voz a muita gente que queria falar para que muitas outras pessoas as ouvissem, mas segundo Umberto Eco, "as redes sociais deram voz a imbecis".
Obviamente não posso concordar totalmente com essa frase, mas também não posso discordar totalmente.
Mas vendo a forma como suicídio de um jovem hoje foi e está sendo explorada pela mídia sensacionalista e usuários comuns de redes sociais, que nada mais querem do que "clicks", acessos, "likes" e compartilhamento, passo a dar mais razão à frase de Umberto Eco.
Entre os profissionais de jornalismo, os de verdade, há uma convenção profissional extra-oficial, uma espécie de acordo que determina: suicídios não serão noticiados.
Essa postura anti-ética é recorrente, de fato não é a primeira fez que um suicídio  é exposto de forma sensacionalista e sem preocupação com os sentimentos da família, essa postura se fortalece pelas dezenas de compartilhamentos e comentários esdrúxulos, levianos e até irresponsáveis de muitos internautas.
Creio que as mídias alternativas deveriam cumprir uma função mais nobre e voltada para o enriquecimento cultural e se tornarem espaços de debate, entretanto em muitos casos repetem a mesma postura baixa das mídias tradicionais.
Infelizmente uma parcela considerável da população da população parece ter uma espécie de "síndrome de urubu internauta", gosta de ver, fotografar, filmar e compartilhar fotos de cadáveres e quanto mais desfigurados forem esses corpos e mais sangue partes do corpo estiverem expostas, masi compartilhamentos essas fotos e vídeos tem.
Penso que deveria haver mais respeito com as famílias, mais compromisso ético, mais valorização pela vida e pelo sentimentos das pessoas...
#ApenasminhaOpinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: