Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SANCIONADA LEI QUE CRIA A UEMASUL...

Hoje pela manhã foi sancionada a lei que cria a UEMASUL, Universidade Estadual do Sul do Maranhão, uma grande conquista, não só para a comunidade acadêmica do antigo CESI-UEMA, mas de todo o sul do estado.
E que seja dado o mérito ao Governador Flávio Dino e à bancada de deputados estaduais da região, em especial ao Dep. Marco Aurélio, pelo empenho nessa conquista.
Imperatriz é uma cidade que superou o marasmo econômico do final dos anos 1990 com o surgimento das primeiras instituições privadas de ensino superior, FACIMP (hoje DeVry), FAMA (hoje Pitágoras), FEST, Unisulma e posteriormente a Universidade CEUMA, que cresceram e atraíram mais e mais alunos, movimentaram o comércio e o mercado imobiliário, e fizeram com que a cidade se tornasse referência regional em educação universitária.
Esse crescimento impulsionou além dos avanços econômicos o crescimento da UFMA e do IFMA na cidade, todavia a UEMA parecia estar parada no tempo, mesmo com um bom corpo docente e alunos empenhados em fazer com que ela crescesse, a gestão centralizadora e descompromissada da Reitoria em São Luis parecia não estar alinhada com os interesses e demandas da cidade de Imperatriz e o interior do Maranhão. Tanto que a reitoria, mais preocupada com a perda de parte dos recursos que geria, posicionou-se contra o projeto.
Com a independência para gerir os próprios recursos e aprovar e executar os próprios projetos, a expectativa e que a UEMASUL se torne uma gigante regional m produção de ciência.
Como professor tenho a convicção de que o crescimento de uma instituição de ensino superior traz benefícios para toda a cidade, por isso, comemoremos esse avanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: