Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O ESPORTE ESCOLAR PARECE TER VIRADO UM PESO PARA AS ESCOLAS PARTICULARES E PARA PREFEITURA DE IMPERATRIZ...

Fui atleta escolar entre 1989 e 1994, disputei JEI's e JEM's, conquistei títulos e construí amizades que duram até hoje, o esporte me possibilitou estudar, como bolsista, nas melhores escolas particulares de Imperatriz-MA, em um momento em que meus pais não poderia custear minha educação em instituições com tanta qualidade, o que associado ao meu esforço como atleta e estudante me proporcionou uma formação que me construiu como cidadão e como profissional.
Por isso sou grato ao esporte e sou convicto da grande importância do esporte e da educação física na formação de cidadãos e profissionais, nenhuma outra atividade proporciona experiências e lições tão positivas e instrutivas para a formação do caráter de uma pessoa.
Mas hoje me surpreendo ao ver que o esporte e a educação física escolar se tornaram um "peso" para instituições e órgãos públicos e privados que deveriam fomentá-lo, caso tivessem realmente compromisso com suas missões de educadores e formadores de cidadãos.
A primeira surpresa negativa veio de onde eu menos esperava, da escola em que minha filha estuda, a minha primogênita que pratica o mesmo esporte que eu praticava e joga na mesma posição que eu jogava, uma instituição de ensino tradicional em Imperatriz com a qual tenho desde a minha adolescência uma relação de respeito e até de um certo amor, esta escola tem grandes resultados escolares e grandes resultados esportivos, inclusive já foi Campeã Geral dos Jogos Escolares Maranhenses, minha filha a representa há muito tempo, foi vice-campeã dos JEM'S 2016 e já teve quatro participações em CBS's, Campeonato Brasileiro de Seleções, inclusive trazendo medalhas e classificando o Maranhão para a primeira divisão do  Vôlei Juvenil Nacional.
Mas há poucos dias esta mesma escola mostrou-se pouco colaborativa com seus alunos atletas campeões, mandou um documento o qual me recuso a assinar em qual a mesma se exime de responsabilidades quanto as atividades escolares perdidas pelos alunos que viajarem para representá-la no mair evento do esporte estudantil do estado.
Que tipo de pedagogos e profissionais de educação física são capazes de achar que esporte não educa e que as escolas devem ser meros centros de preparação para que adolescentes sejam aprovados em cursos de medicina? Onde está o compromisso ético-profissional com a formação e a educação?
Ontem a situação piorou, nas redes sociais profissionais de educação física e apaixonados por esporte, assim como eu, noticiam que a viagem dos alunos/atletas que iriam representar suas escolas e a cidade nos JEM's, havia sido CANCELADA por falta de pagamento da Prefeitura à empreaa de ônibis prestadora de serviço, essa notícia foi confirmada pela manhã, alunos e atletas foram até a Câmara de Vereadores, os vereadores Rildo Amaral e Carlos Hermes assumiram essa luta pelo direito garantido, e já orçado, que os alunos/atletas tem de ir disputar os Jogos Escolares Maranhenses.
Não há como questionarmos o desempenho dos nossos atletas em olimpíadas se não proporcionarmos aos adolescentes e jovens uma iniciação à prática desportiva com prazer e apoio.
Isso é reflexo de um país que quer reformular a educação e vê a educação física como um peso.
Um lamentável retrocesso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: