Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PATRIMÔNIO x RENDA, LEIA ANTES DE VOTAR...

Hoje li uma entrevista do candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo-PSOL (veja a entrevista AQUI) em que ao ser indagado pelo entrevistador pelo fato de ter um patrimônio tão pequeno ele responde de forma brilhante argumentando que as pessoas deveriam estranhar o fato de pessoas que ganham o mesmo que ele terem estilos de vida e patrimônios incompatíveis com a sua renda.
Considerando o fato de Imperatriz-MA ser uma cidade onde não é incomum as pessoas terem patrimônio e estilos de vida incompatíveis suas rendas, sejam elas políticos ou "microempresários", inspirei-me a escrever a respeito, mas com foco voltado às eleições para o parlamento municipal.
Consultando o site da Câmara Municipal de Imperatriz (clique AQUI para verificar) facilmente constatamos que o salário bruto de um vereador é de R$ 10.021,17 (estamos considerando apenas salário). Considerando que esse valor, conforme citado anteriormente, é bruto e que após os descontos deve ficar em torno de aproximadamente de R$ 7.000,00, o que segundo os dados levantados pela PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - 2016, coloca os vereadores de Imperatriz na CLASSE B.
Pesquisa PNAD - LINK
Obviamente este salário, comparado à realidade brasileira, é muito bom, mas não tem como fazer com que ninguém fique "rico" e construa um patrimônio milionário a partir dele, em uma linguagem simples e popular, este salário dá pra propiciar um vida razoável à família do vereador, mas não a tornará uma família de hábitos de consumo compatíveis à faixa mais rica da população.
Mas também temos que considerar as atividades profissionais e renda(s) do vereador antes da sua vida pública. Vereador que já entra na vida pública com pública com um bom patrimônio, não tem porque se escondê-lo, caso o mesmo tenha sido construído de forma honesta.
Porém, se o vereador começou o seu mandato com um patrimônio pequeno ou inexistente e no decorrer, ou no final, de uma legislatura de apenas 4 anos passa a exibir patrimônio (imóveis e veículos) e estilo de vida incompatível com sua renda, desconfie, e de preferência, não vote nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: