Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

VOCÊ PODE UTILIZAR O " CICLO P.D.C.A." PRA VOTAR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS...

Adaptado do artigo de Jeison Arenhart De Bastiani by BLOG DA QUALIDADE.
Começou a campanha para política para as eleições municipais de 2016, mas existe relação entre isso e a qualidade? Tenho certeza que  sim, uma vez que podemos rodar a cada 4 anos o PDCA do nosso voto.
Plan (Planejar)
Outro dia em casa vi minha esposa levantando os dados dos candidatos a prefeito da cidade onde moramos, ela viu a declaração de renda de cada um, observou que alguns declaravam um imóvel com valor de 70mil, quando sabemos que deve valer no mínimo 5x esse valor.
O que isso tem haver com Planejar? Tudo! A primeira etapa de um planejamento é o levantamento, recolher todos os dados que puder, e destes dados gerar alguma informação que apoie na sua tomada de decisão.
Não é um processo simples, é difícil saber quando alguém fala a verdade, mas as propostas, dados do candidato, alianças (passadas e atuais), feitos em outra gestão, dizem muito sobre ele.
Do (Executar)
É a hora do voto, talvez um pouco antes, quando conversamos com nossos amigos, perguntando e debatendo em quem votar. Não é brigar por política, é obter informações diferentes, e passar a informação que temos. Mas com certeza, o voto é o evento da execução nesse caso.
Check (Verificar)
Depois do candidato escolhido, vem a etapa onde devemos verificar o que é feito. O candidato que ganhou aqui, como todos os outros, tinha um jornal com suas propostas, guardamos uma cópia, e agora, teremos que acompanhar, juntamente com o que ele não se propôs a fazer mas que vai executar durante os 4 anos de governo.
 Act  (Atuar ou agir)
Em quatro anos, teremos nova eleição, e esse será o momento de atuar, verificar se  o controle executado mostrou que o trabalho foi bem feito, e esse candidato, que foi prefeito por 4 anos, deve continuar. Se o trabalho foi ruim, só nos resta tentar outro candidato. Se foi bom, e vale a pena dar mais 4 anos, vale debatermos com nossos amigos incentivando a permanência dele, e sugerindo as mudanças necessárias.
FONTE: Artigo original em BLOG DA QUALIDADE <http://www.blogdaqualidade.com.br/voce-utiliza-o-pdca-para-votar-nas-eleicoes-municipais/>

Se você acabou de conhecer o CICLO PDCA e ficou curioso pra conhecer mais a respeito clique no link e aumente seus conhecimentos sobre Gestão da Qualidade: O CICLO PDCA E A MELHORIA CONTÍNUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: