Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Obras de construção e ampliação da rede de esgoto do Bacuri contemplam 10 mil pessoas em Imperatriz


Os serviços de construção e ampliação da rede de esgoto na região do Bacuri, em Imperatriz, foram iniciados há cerca de 30 dias e seguem em ritmo acelerado. O investimento do Governo do Estado é de R$ 1.547.699 e contempla 11 quilômetros de rede coletora de esgoto, mais de 2 mil ligações domiciliares, beneficiando aproximadamente 10 mil moradores.

A obra faz parte do Programa Mais Saneamento e é resultado de uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Imperatriz tem mais de 250 mil habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a segunda maior cidade do Maranhão, tanto em número de moradores quanto em termos econômicos. Ainda assim, a cidade possuía somente cerca de 25% de rede de saneamento básico, construída há mais de 30 anos. Em boa parte das ruas do Bacuri, o esgoto escorria a céu aberto. Realidade prestes a ter fim, já que a estimativa de término das obras é de oito meses.

A situação colocava em risco a saúde e comprometia o bem-estar da população. O queimador de material cerâmico, Antônio Alves de Oliveira, conta que para poder se sentar em frente a sua casa reuniu os moradores, juntos eles compraram canos, no intuito de evitar o mau cheiro. Ele diz estar animado com as obras no bairro. “Esta obra representa o bem-estar dos moradores. É um dos serviços mais importantes que já recebemos”.

Toda a instalação dos tubos já prevê uma possível ampliação da rede, no intuito de garantir menos gastos caso, no futuro, a rede necessite de expansão. Para o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, a iniciativa visa uma solução mais efetiva ao problema do esgoto. “Estivemos aqui e verificamos a triste realidade do bairro, com esgoto a céu aberto em quase todas as ruas em um dos maiores bairros de Imperatriz. Mas em breve isso ficará só na memória dos moradores. O impacto disso na qualidade de vidas das pessoas é muito positivo”.

Já o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, destacou o benefício ambiental da iniciativa porque a maior parte dos imóveis lançavam os dejetos na drenagem pluvial – as chamadas “bocas de lobo” – ou diretamente nos riachos ou Rio Tocantins, afetando a biodiversidade. “Vamos retirar o esgoto das ruas deste bairro, que é tão importante para a cidade, trazendo mais saúde a população.A construção e ampliação da rede de esgoto vai colaborar também para a preservação do Rio Tocantins, já que o material coletado passará pelo tratamento adequado. Isso mostra que é possível trabalhar para desenvolver o aspecto social e ambiental, melhorando a qualidade de vida dos imperatrizenses”, finalizou.

Fonte: Sinfra
Texto: Janaina Amorim
Fotos: Jackson Silva/Sinfra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: