Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A "LEI DA ESCRAVIDÃO" NÃO PASSOU!!! QUEM GANHARIA E QUEM PERDERIA COM ELA? COMERCIÁRIO NÃO TEM O DIREITO DE CONFRATERNIZAR COM A FAMÍLIA COMO TODOS OS OUTROS TRABALHADORES?

Hoje na Câmara Municipal de Imperatriz foi votada a pedido do executivo municipal o projeto de lei 018/2015, que pretendia mudar o horário de funcionamento do comércio na cidade, permitindo que o mesmo pudesse funcionar em dias como o sábado de aleluia, o dia de natal (25/dez.), o primeiro dia do ano (01/jan.), dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças. Muitas dessas datas são feriados nacionais ou estão colocadas estrategicamente no segundo domingo do mês, pois são dias de de confraternização familiar...
Para o bem dos trabalhadores do comércio, o projeto de lei não foi aprovado, pois houve empate em 10 votos contra e 10 votos a favor, sendo que o voto ausente foi o da vereadora Caetana, que não esteve presente, todavia o empate postergou a decisão para outra data.
Creio que uma lei só é boa quando é boa para a maioria, pois estamos em uma democracia. No comércio a maioria é de trabalhadores que estão direta ou indiretamente ligados ao processo de venda e a minoria é representada pelos empresários do comércio.
Quem se beneficiaria com a aprovação dessa lei, a maioria composta pelos trabalhadores ou a minoria composta por empresários?
Na minha opinião, só os empresários se beneficiariam...
Tenho experiências dentro da minha família do quanto é danoso para as relações familiares a rotina imposta aos trabalhadores do comércio, que antes de datas comemorativas já tem sua carga horárioa diária de trabalho prolongada até as 20h e em alguns casos até as 22h, sendo que em datas como o natal o horário pode se prolongar até próximo à meia-noite. Sendo que em muitos casos as lojas ficam funcionando sem clientes, apenas com os vendedores que ali permanecem para manter seus empregos.
A lei é tão desfavorável aos trabalhadores que foi apelidada por alguns de LEI DA ESCRAVIDÃO, mas mesmo assim ainda houve 10 vereadores que votaram a favor, o que não me causa espanto, pois esses mesmos vereadores votaram contra os interesses da população por diversas vezes, como quando votaram contra os professores do município, como quando votaram a favor da VBL (que mais uma vez está de greve por falta de respeito aos trabalhadores e está prejudicando milhares de cidadãos imperatrizenses)...
Os 10 vereadores que votaram, mais uma vez,  CONTRA OS TRABALHADORES e a favor das empresas, tentando aprovar LEI DA ESCRAVIDÃO foram:

  1. José Carlos (Presidente).
  2. João Silva.
  3. Enoc Serafim.
  4. Hamilton Miranda.
  5. Zé da Farmácia.
  6. Antônio José.
  7. Buzuca.
  8. Terezinha Soares.
  9. Pimentel.
  10. Chiquim da Diferro.
Esses vereadores, que mais uma vez votaram contra os interesses da maioria e a favor de empresários, devem achar que suas reeleições no próximo ano já estão garantidas e que não precisam dos votos dos comerciários e de suas famílias e do restante da população, e devem estar se esquecendo que tudo está sendo guardado em HD's e Pen drives para ser usado na campanha eleitoral de 2016.
Entre os 10 que votaram A FAVOR DOS TRABALHADORES e CONTRA A LEI DA ESCRAVIDÃO, há os que desde o início dos seus mandatos vem mantendo-se coerentes nesta linha de trabalho, como os Vereadores PCdoB, Carlos Hermes e Adonilson Lima, Rildo Amaral, do SDD, e Aurélio Gomes do PT, a boa surpresa nesta votação foi a adesão de mais 7 vereadores no apoio aos trabalhadores:
  1. Carlos Hermes.
  2. Adonilson Lima.
  3. Rildo Amaral.
  4. Aurélio Gomes.
  5. Roma.
  6. Richard Wagner.
  7. Weudes.
  8. Fidelis Uchôa.
  9. Esmerahdson de Pinho.
  10. Fátima Avelino.
Parabéns a esses 10 vereadores, que embora tenham apenas cumprido sua obrigação como representantes e defensores dos interesses do povo, garantiram, mesmo que temporariamente, aos trabalhadores do comércio, o direito de estar com suas famílias nos dias em que todos os trabalhadores do Brasil estão descansando e confraternizando com as pessoas que mais amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: