Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O QUE EU VI NA CONFERÊNCIA DO PCdoB DE IMPERATRIZ SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016...

FOTO: Blog da Kelly
Conforme informei no BLOG DO MARCELO LIRA e no FACEBOOK, ontem aconteceu a Conferência Municipal do PCdoB de Imperatriz, que tanto numa análise quantitativa quanto qualitativa pode-se dizer que foi um sucesso, pois no evento estavam presentes grandes nomes da política local que fazem parte da base aliada do governo do estado.
Inevitavelmente o assunto em pauta sempre girava em torno da sucessão municipal, até porque muitos pré-candidatos ali estavam presentes prestigiando o evento.
A presença dos pré-candidatos criou situações curiosas, como:
  • Um senhor gritava sempre que o nome de Clayton Noleto, Presidente do PCdoB municipal e Secretário de Infraestrutura do Estado: "Próximo Prefeito de Imperatriz"...
  • O Prefeito Madeira após, como lhe é de costume, relatar as dificuldades financeiras da sua gestão, tentou elogiar a Dep. Federal Rosângela Curado, rebatendo boatos de que ela estaria caindo nas pesquisas, disse: "Nunca vi ninguém cair pra cima"..., e como todo bom tucano, não perdeu a oportunidade de dar uma "cutucada" no governo federal...
  • O Presidente Estadual do PCdoB e Secretário estadual de Assuntos Políticos, Márcio Jerry, sabendo que na mesa ao seu lado se encontravam, Clayton Noleto e o Dep. Marco Aurélio, ambos do PCdoB, e Rosângela Curado, do PDT, foi enfático em dizer: "Tenho certeza que o próximo Prefeito de Imperatriz está nesta mesa"...
  • Logo após Marcio Jerry terminado sua frase, ou melhor imediatamente após, o Prefeito Madeira complementou: "ou na plenária", pois na primeira fila, entretido com o celular, estava o Secretário Municipal de Regularização Fundiária, Daniel Sousa, nome que, ao que tudo indica, será o indicado do Prefeito como candidato tucano à prefeitura, caso o PSDB tenha candidatura própria no próximo ano.
  • Na fala do Presidente do PT, Prof. Jorge, além da réplica às cutucadas do prefeito ao governo federal, enfatizando as conquistas sociais nos governos do seu partido, usufruídas por muitos, mas lembradas por poucos, também houve ênfase à histórica parceria entre os partidos.
O que percebo que dentro da base aliada do governo do estado os 4 (quatro) principais partidos PCdoB, PDT e PSDB e PT, no que tange ao assunto mais abordado nos bastidores e na platéia durante a conferência, as eleições para a prefeitura de Imperatriz, o que mais me parece haver é incerteza, o que é normal pois ainda estamos há aproximadamente 1 (um) ano do pleito.
Mas algumas coisas podem ser percebidas:
  • Indiscutivelmente, na base aliada, a Dep. Rosângela Curado-PDT, tem a pré-candidatura mais explícita, e indiscutivelmente é um nome forte.
  • Não creio que o PSDB, de Sebastião Madeira, tenha interesse em apoiar Rosângela Curado caso ela seja a candidata, mais provável que o Prefeito, diante dessa situação indique um candidato próprio, que muito provavelmente seja seu Secretário Daniel Sousa, político que não tem a simpatia dos sindicatos dos servidores públicos municipais, principalmente entre os professores.
  • Em função do contexto nacional, o PT tem grandes restrições em entrar em uma aliança com o PSDB, mesmo em nível municipal, o que pode fazer com que ele se apresente como vice de um candidato do PDT ou até mesmo lance candidatura própria.
  • O PCdoB, partido que se fortaleceu em nível municipal com a vitória do Governador Flávio Dino e com as presenças e grandes atuações no governo dos imperatrizenses Clayton Noleto, na SINFRA e Marco Aurélio, na Assembléia Legislativa, ainda não se manifestou sobre as eleições de 2016 na segunda maior cidade do estado, mas creio que uma boa parcela da sociedade civil imperatrizense cobrará um posicionamento e a indicação de, no mínimo, um pré-candidato, pois como dizia o "Tio Ben*": "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades"...
Diante da heterogeneidade da base aliada em Imperatriz, com PT, PDT e PSDB, que por conta de diferenças políticas em nível nacional, estadual ou municipal, e em alguns casos até questões pessoais, dificilmente alinharia-se harmonicamente a favor de um só candidato de um desses partidos, vejo no PCdoB o único partido com condições de unificar a base aliada em Imperatriz e impedir o retorno do atraso.

*Tio Ben é o tio de Peter Parker, o "Homem Aranha".

2 comentários:

  1. Boa boa boa mesmo Marcelo Lira eu particularmente não acredito que o PCdoB não irá colocar candidato próprio porque no meu ponto de vista é o partido de mais força, no estado do Maranhão e vejo também bons nomes para isso.

    ResponderExcluir
  2. cara se fosse pc do b apoiaria rosangela esse cleyton noleto e fraco e marco aurelio ta muito cedo o tempo dele via chegar

    ResponderExcluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: