Blog do Marcelo Lira

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terça-feira, 1 de setembro de 2015

O PODER DAS REDES SOCIAIS EM UMA CAMPANHA POLÍTICA PODE ACENTUAR QUALIDADES OU DEFEITOS DE UM CANDIDATO, O QUE AS COLOCAM EM UMA FUNÇÃO ESTRATÉGICA NA DISPUTA ELEITORAL, MAS TAMBÉM PODEM FORJAR AÇÕES E FALAS ATRAVÉS DE EDIÇÕES, COMO ACONTECEU NO CASO DO VEREADOR FIDÉLIS UCHÔA...

Recentemente um vídeo de pouco mais de 10s, por sinal antigo, retornou às redes sociais de Imperatriz, nele o Vereador Fidélis Uchôa-PRB, em entrevista ao Repórter Napoleão Neto aparece proferindo a frase: "EU VOTO É CONTRA A VONTADE DO POVO...".
Não há quem assista o vídeo e não se espante e ao mesmo tempo se questione sobre como um vereador pode falar algo tão absurdo e tão nocivo à sua vida política???
Acontece que o referido vídeo foi editado por uma pessoa que, sem sombra de dúvida, queria muito atingir o vereador, no vídeo completo é possível perceber que a frase dentro do contexto certo em nada tem ligação com a mensagem equivocada passada pelo vídeo editado.
Com o retorno do mesmo às redes sociais e com o WhatsApp e seus infinitos grupos esse vídeo se espalhou muito mais rápido do que há 2 anos, quando foi lançado pela primeira vez, chegando ao ponto de tê-lo recebido de um colega dos tempos de escola que hoje reside em Manaus.
Se o mesmo tivesse continuado a ser espalhado poderia se tornar um desses virais e chegar à TV, nesses programas que exibem os vídeos mais assistidos da internet, ou em quadros como o TOP FIVE do CQC, que mostram cenas absurdas e ser visto por milhões de pessoas.
Pouco depois o vídeo na íntegra foi lançado nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp para demonstrar que o vereador não estava falando naquele contexto, mas não há como mensurar o tamanho do dano causado à imagem política do mesmo.
Esse caso serve pra mostrar o quanto a internet, as redes sociais e o WhatsApp estão mudando a rotina das pessoas em diversas áreas, e na política não poderia ser diferente.
Ainda há os cegos ou ignorantes por opção que se negam a aceitar o poder e a influência das novas tecnologias de informação na política, e proferem absurdo como: "NINGUÉM GANHA ELEIÇÃO POR REDE SOCIAL".
Realmente ainda não há quem ganhe uma eleição através de postagens nas redes sociais ou bons textos em Blogs, mas estas mesmas ferramentas podem ser usadas para ressaltar aspectos positivos e negativos de um candidato, por sua assessoria de Marketing Político ou pelos seus adversários.
Desconheço nos últimos pleitos grandes campanhas que não tenham no seu STAFF profissionais cuja a função seja trabalhar a imagem do candidato nas redes sociais, inclusive já houve políticos de renome nacional envolvidos e contratações de empresas de Marketing e Propaganda que criavam FAKES nas redes sociais com único intuito de atacar seus adversários.
Outro caso recente que ilustra a relação entre redes sociais e política é o caso da Prefeita, até o presente momento foragida, da cidade de Bom Jardim-MA, os crimes que ela cometeu são cometidos  por muitos prefeitos por todo o país, todavia a mesma tinha um perfil extremamente exibicionista nas redes sociais, onde fazia questão de mostrar a todos os seus amigos virtuais e seguidores que tinha muito dinheiro, enquanto as crianças da rede pública municipal de ensino do município nem tinham merenda, o que além de chamar a atenção das autoridades e dos adversários políticos, causou revolta na população dentro e fora do município.
É inegável que houve intenção de gerar dano ou prejuízo político na edição do vídeo e utilização de uma frase específica fora de um contexto. E o pior e isso pode acontecer com qualquer um...



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