Blog do Marcelo Lira

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sexta-feira, 12 de junho de 2015

É NECESSÁRIO O RESPEITO À ÉTICA NA RELAÇÃO ENTRE AS I.E.S., INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EM IMPERATRIZ-MA???

No momento em que vivemos em que a sociedade começa a realmente mostrar indignação a atos que agridem a ética e a moral, é de se esperar que as instituições de ensino, como redutos da educação, fossem as primeiras a a agir de forma ética  que seus educandos a sim a usassem como espelho, principalmente as instituições de ensino superior, que formam profissionais que serão a locomotiva do desenvolvimento social.
Desde o início dos anos 2000, Imperatriz-MA começou a despontar regionalmente como Polo Universitário, atraindo pessoas de diversos lugares pra estudar, essa migração impulsionou o comércio, o mercado, imobiliária e diversos outros setores da economia, de forma direta ou indireta.
E na minha concepção foi isso que fez a cidade sair do marasmo econômico que vivia até o final dos anos 90...
E todas as instituições que aqui iniciaram ou que vieram de fora da cidade, segundo o meu conhecimento, trouxeram consigo e vem alimentando a ÉTICA como pilar das suas posturas e políticas de trabalho, isso até tomar conhecimento sobre alguns fatos  que me geraram as dúvidas, que enumerarei a seguir:

  1. Uma IES pode abrir turmas de terceiro, quarto e quinto período sendo que as aulas do primeiro período ainda nem começaram? 
  2. É correto ou ético esta instituição distribuir panfletos de datam de OUTUBRO DE 2013 listando um corpo docente que pertence a outra IES do mesmo grupo, mas de Londrina-PR e tentar induzir ao erro os menos atentos, como se aquele corpo docente fosse da unidade de Imperatriz? 
  3. Não seria isso uma propaganda enganosa por induzir ao erro e cabível de punição segundo o Código de Defesa do Consumidor?
  4. É ético utilizar "CORRETORES DE ALUNOS" dentro de outras IES para assediar alunos de períodos avançados e marcando "reuniões" para fazer propostas, que talvez não possa cumprir?
  5. Com as atuais mudanças no FIES, que é um programa federal, como uma IES pode garantir o aos alunos das outras instituições, acesso a esse programa, se ela não tem controle sobre o mesmo?
Não sou contra a livre concorrência, sou a favor e defensor de posturas éticas no exercício profissional...


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