Blog do Marcelo Lira

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quarta-feira, 11 de junho de 2014

IMPERATRIZ-MA PODE TER UMA DAS, OU ATÉ MESMO, A PASSAGEM DE ÔNIBUS MAIS CARA DO BRASIL, POR QUILÔMETRO RODADO...

Já está definido, com a desculpa de que o motivo seria o aumento dos trabalhadores do transporte coletivo de Imperatriz, motoristas e cobradores, que a a passagem de ônibus na cidade, no perímetro urbano, subirá de R$ 2,50 para R$ 2,30 a partir de domingo (15/06), um aumento de 8,7%; já deixando definido que no próximo semestre a mesma passagem passará a custar R$ 3,50 a partir de de fevereiro de 2015, um aumento de 40% em relação ao valor atual.
Quanto ao justo aumento dos trabalhadores do transporte coletivo, será de 8% para os cobradores e 12% para os motoristas, o que claramente demonstra a desproporcionalidade entre o aumento escalonado da passagem de ônibus e o aumento salarial dos trabalhadores.
O segundo aumento, o de fevereiro de 2015, que torna a medida ainda mais absurda, também vai ser repassado aos trabalhadores???
Outro aspecto que as empresas podem alegar é que houve a renovação da frota, mas só lembrando que a renovação da frota é uma obrigação e que a mesma só foi realizada após protestos e manifestações populares que exigiam melhoria ou a saída da empresa de ônibus com o maior número de linhas na cidade.
Considerando que Imperatriz tem uma pequena extensão territorial urbana, o atual valor, de R$ 2,50, já colocava a cidade entre as com a tarifa de ônibus mais caras do norte-nordeste se formos avaliar a quilometragem rodada, haja vista que os trajetos são pequenos, e ainda há o agravante do serviço ser de péssima qualidade, com muitos atrasos, áreas não atendidas por linhas e constantes denúncias de maus-tratos e desrespeito a idosos e cadeirantes.
Com o vergonhoso aumento autorizado, para R$ 2,70 e posteriormente para R$ 3,50; Imperatriz poderá ficar com uma das, se não a passagem mais cara do Brasil, tanto em uma avaliação absoluta, quanto numa avaliação relativa que leve em consideração a quantidade de quilômetros rodados.
Diversas capitais do Brasil tem passagens mais baratas, ou menos caras, com um sistema de transporte público muito mais eficiente, como em Fortaleza-CE, em que os diversos Terminais Públicos de Integração espalhados em pontos estratégicos da cidade, permitem que o usuário transite por horas, por toda a cidade, por dezenas de quilômetros pagando uma só passagem, desde que não desça do veículo fora dos terminais.
Em Imperatriz, o terminal é privado, embora ocupe uma área pública, e só atende uma das empresas...

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