Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

COM A SAÍDA DO DEP. ESTADUAL BIRA DO PINDARÉ E SEM O DEP. FEDERAL DOMINGOS DUTRA, O PT-MA PERDE IDENTIDADE E PODE PERDER SUA MILITÂNCIA...

IMAGEM RETIRADA DO FACEBOOK DO DEP.
ESTADUAL-MA, BIRA DO PINDARÉ...
Desde o seu surgimento há mais de 30 anos em plena ditadura militar o PT, partido dos trabalhadores conquistou uma legião de simpatizantes que construíram uma das, se não a mais, fiel e poderosa militância da política brasileira, pessoas de toas as idades que viam nos ideais do partido a identificação por sua luta diária em um país concentrador de renda...
O PT-MA, além de toda a mítica da sigla em nível nacional tinha consigo a luta contra a política coronelista, concentradora de renda e fomentadora de miséria que assola o Maranhão há 50 anos, o que gerava ainda mais motivação aos militantes e criou símbolos como o líder camponês Manuel da Conceição e políticos mais recentes como o Dep. Federal Domingos Dutra e o Dep. Estadual Bira do Pindaré.
Com a a aliança PTista e com a família Sarney em nível nacional e, forçadamente, estadual, ícones da história do partido em nível estadual começaram a ser boicotados e a perder espaço em nível estadual, com a anuência do diretório nacional.
O Dutra chegou a fazer greve de fome em 2010 para poder ter o direito de apoiar Flávio Dino para governador nas eleições daquele ano.
Bira do Pindaré, conforme relatou em seu belíssimo discurso de despedida do partido na Assembléia Estadual (LINK) foi por diversas vezes boicotada pelas executivas estadual e federal do partido por manter-se fiel às suas convicções, até chegar ao ponto em que, em nota oficial, foi "convidado" a deixar o partido o qual era filiado há mais de 20 anos.
Com a saída dos dois parlamentares o PT-MA perde muito mais do que dois nomes de peso e "puxadores" de votos para a legenda, pode perder identidade, pode perder o significado, a razão que motivou milhares de pessoas a ingressar na militância.
Dutra e Bira continuarão com seus mandatos até o fim de 2014, com grandes chances de reeleição, creio que continuarão fiéis às suas convicções e a atrair a admiração de sua militância em função desta postura e muito provavelmente continuarão suas atividades e práticas políticas em outro partido, ou seja, continuarão os mesmos.
Mas e o PT-MA, sem grandes nomes com identificação com o partido, sem referências para a militância e seus respectivos votos, será o mesmo????

ATUALIZAÇÃO: Após a postagem e compartilhamento do texto nas redes sociais, muito me foi questionado a respeito de uma possível perda de mandato em função do mesmo pertencer ao partido. Deixo o aspecto jurídico para os profissionais da área, todavia o Dep. Bira do Pindaré há poucos dias recebeu uma carta do PT-MA "convidando-o" a sair sem prejuízos ao seu mandato (penúltimo parágrafo), o documento é assinado pelo presidente da sigla no Maranhão.

ATUALIZAÇÃO 2: O Dep. Estadual Bira do Pindaré, na manhã de hoje (03/10/2013) oficializou através de pronunciamento na Assembléia Estadual do Maranhão sua ida para o PSB...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: