Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 14 de maio de 2013

DENÚNCIA APONTA PROBLEMAS NOS "CAPS" DE IMPERATRIZ...


Ontem, informalmente, um funcionário de um dos CAPS de Imperatriz e leitor do BLOG DO MARCELO LIRA, denunciou que alguns médicos estão há alguns meses sem receber e por isso estão deixando de atender e mandando pacientes para casa.
Alguns pacientes estão sendo obrigados a ficar acorrentados em casa porque as famílias não tem condições de dar-lhes o tratamento adequando...
Segundo o funcionário, alguns médicos que teriam sido contratados em regime de dedicação exclusiva, não estariam recebendo a contrapartida prometida pela Prefeitura de Imperatriz através da sua Secretaria de Saúde, e em função disso estariam dispostos a abandonar o programa.
Sendo esta uma informação informal, solicito que os vereadores que defendem os interesses do povo e não estão "presos" ao Prefeito, Rildo Amaral , Carlos Hermes, Marco Aurélio e Aurélio Gomes, e que são os únicos que cumprem o papel de fiscais das ações do executivo, averiguem esta informação.
O BLOG DO MARCELO LIRA, como espaço democrático que é, está aberto aos representantes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.

PARA ENTENDER O QUE É O CAPS:
Os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial é um programa do Ministério da Saúde, portanto é federal e recebe recursos da União que devem ser recebidos pelos municípios e por eles geridos e aplicados:

Centros de Atenção Psicossocial - CAPS( FONTE: Ministério da Saúde
 Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
É função dos CAPS:
- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; 
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; 
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; 
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; 
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; 
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território 
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município.

7 comentários:

  1. Tem gente cantando na cidade a seguinte musica: Eu me enganei com o Madeiraaaaa..... eu me enganei sim senhor.... Eu me enganei com o Madeiraaaa..... Imperatriz afundou. Eu me enganei com o Madeiraaaaa.... prefeito perseguidor.

    ResponderExcluir
  2. para com isso rapaz, tu na pensa em outra a ser em fala mau da administração,quem realmente está por detrás de vc ninguém não é mais bobo assim.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou "homofóbico", mas se você gosta de ter alguém atrás de ti, quero te dizer que essa não é a minha praia...
      Tenha o mínimo de coragem e não se esconda no anonimato, ou está com medo que a sociedade o descrimine por sua homossexualidade?????
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....!!!!

      Apenas mostro a realidade que a mídia comprada não mostra, é um ato benéfico à administração, o bom gestou valoriza quem lhe mostra suas falhas, pois assim tem a possibilidade de corrigi-las. Mas lembre-se, apenas BONS GESTORES são detentores de tal sabedoria e humildade...

      Excluir
    2. Por que esse anônimo não faz um blog para ele puxar saco de quem quer que seja? Deixa de ser invejoso. Percebe-se que esse é o único blog que ainda está a favor do povo e não do governo. Marcelo Lira, Continue postando a realidade de Imperatriz, seguidores é o que não falta. O povo de Imperatriz precisa de pessoas como você.

      Excluir
  3. DE QUEM ESTE ANONIMO ESTAR FALANDO MESMO?

    SÓ SABEMOS QUE QUEM ESTAR POR DETRAZ DO MADEIRA , É A GOVERNADORA ROSENGANA, QUE MANTEM O MADEIRA SOB COLEIRA.

    AGORA O POVO GOSTARIA DE SABER DAS FINANÇAS QUE ESTÃO VINDO PARA A EDUCAÇÃO E O SECRETARIO DE

    EDUCAÇÃO ESTAR COM MEDO DO QUE?

    BOM ANALISANDO ESTAS ATITUDES DO SECRETARIO EM FICAR CALADO COM MEDO DO PREFEITO E DA POLICIA FEDERAL, PODEMOS DEDUZIR QUE ESTAR TENDO UMA GRANDE CORRUPÇÃO COM O DINHEIRO QUE É ENVIADO PELO GOVERNO FEDERAL PARA A EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. AINDA BEM QUE ESTE GOVERNO MUNICIPAL CORRUPTO, SÓ TEM 3 ANOS E ALGUNS MESES.

    ResponderExcluir
  5. CARO AMIGO MARCELO O PROBLEMA DA SAUDE MENTAL EM IMPERATRIZ E PIOR DO Q VC PENSA ! DEPOIS Q A JUSTIÇA FECHOU A UNICA CASA DE SAUDE MENTAL Q ATENDIA IMPERATRIZ E REDONDEZAS OS PACIENTES EM CRISE PASSARAM A TER UMA VIDA DE ANIMAL , ENJAULADOS ! MANEIRA ESSA Q AS FAMILIAS ENCONTRARAM PARA EVITAR Q OS MESMOS FIQUEN NAS RUAS AGREDINDO E SENDO AGREDIDOS .

    ResponderExcluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: