Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

domingo, 16 de setembro de 2012

FÁTIMA AVELINO, JOSUÉ MOURA E OUTROS CANDIDATOS, CASO ELEITOS, PODEM TER SEUS MANDATOS CASSADOS POR "INFIDELIDADE PARTIDÁRIA"????

O BLOG DO MARCELO LIRA abre espaço para que seja esclarecida uma dúvida que desde o começo da campanha eleitoral paira sobre o editor deste blog e, creio eu, de muitos outros eleitores atentos a essa disputadíssima eleição para uma vaga no parlamento mirim de Imperatriz.
Atualmente três fortes candidatos a vagas na câmara de vereadores estão fazendo campanha contra os candidatos dos partidos que são filiados:
  • Fátima Avelino (PMDB), seu partido está coligado com o DEM e apoia a candidatura de Rosângela Curado (DEM) para a Prefeitura, todavia a candidata a reeleição faz clara campanha apoiando o atual Prefeito Sebastião Madeira (PSDB).
  • Josué Moura (PDT), seu partido tem candidato próprio, Carlinhos Amorim (PDT), porém o nobre candidato com o apoio da Dep. Estadual Valéria Macedo (PDT), de quem é assessor de comunicação apoiam a reeleição do atual Prefeito (PSDB).
  • Ilfran Goió (PDT), assim como o candidato anterior, também não apoia o candidato do seu partido, Carlihos Amorim (PDT), para apoiar a campanha a reeleição do atual Prefeito (PSDB).
Provavelmente estes não são os únicos infiéis, mas com certeza são os de maior notoriedade por terem chances reais de lograrem êxito neste pleito.
Diante disso ficam o meus questionamentos, que persistem inclusive após ter realizado pesquisas com o intuito de buscar solução para as mesmas:

  1. ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO, COMO OS DOS CANDIDATOS CITADOS, PODE SER CARACTERIZADO COMO INFIDELIDADE PARTIDÁRIA???
  2. CASO A INFIDELIDADE PARTIDÁRIA SEJA CONFIRMADA PELA JUSTIÇA,OS REFERIDOS CANDIDATOS E OUTROS QUE VENHAM A SER CLASSIFICADOS COMO INFIÉIS, CASO SEJAM ELEITOS, PODEM TER SEUS MANDATOS CASSADOS PELA JUSTIÇA POR TAL COMPORTAMENTO???
Não tenho conhecimento ou competência para dizer sim ou não, por isso gostaria que alguém, com os referidos requisitos, ajudasse não só a mim, mas a diversos eleitores a acabar com essa dúvida, de preferência com a referência legal que enquadra a situação.
Caso alguém me mande uma resposta ou jurisprudência para minha dúvida, postarei no BLOG DO MARCELO LIRA para que todos que o acompanham se beneficiem.
Creio inclusive que já deve ter muita gente guardando provas do comportamento infiel de seus rivais para recorrer à justiça caso se sinta prejudicado ou não obtenha o sucesso nas urnas que esperava ter... 

4 comentários:

  1. O Josué moura alem de ser traidor,não tem nem 300 votos.O Goió, com certeza não chega a 150 votos.

    ResponderExcluir
  2. Cabe ressaltar que a infidelidade partidária é uma das causas que mais tem acarretado punições no âmbito da Justiça Eleitoral. Cito abaixo o trecho de um julgado sobre o tema:

    RECURSO. REPRESENTAÇÃO ELEITORAL. PROPAGANDA ELEITORAL IMPRESSA. FOTOGRAFIA DE PESSOA FILIADA A PARTIDO DIVERSO. VEDAÇÃO. IMPROVIMENTO.1.O apoio de um candidato a outro supõe que ambos sejam filiados ao mesmo partido ou integrantes da mesma coligação.2.No momento da eleição dos governantes, os eleitores votam não só na pessoa do candidato, mas também no partido político pelo qual o candidato concorre ao pleito ainda que, muitas vezes, esta opção não ocorra por meio de uma associação direta entre ele, eleitor, e a legenda, mas através de uma vinculação à ideologia que ele expressa.3.Os partidos e seus candidatos não podem pedir votos para candidatos de outros partidos políticos ou coligações em seus programas de rádio e televisão, nem nos espaços que lhe são reservados para a propaganda por meio de outdoors ou em material impresso às suas custas.4. Buscam os candidatos passar aos eleitores a idéia de que estão associados pelo pensamento ou pelo sentimento, e que têm traços em comum, pontos de contato, com aquele candidato que goza no momento de grande popularidade. Tal candidato, por sua vez, também se beneficia, pois atrai para si eleitores de um candidato de partido concorrente. E é esta conduta que afronta os princípios democráticos brasileiro e a lisura da propaganda eleitoral.5. Improvimento do Recurso.6. Unânime.

    Inclua o nome do vereador Rildo Amaral, ele é do PDT, porém está apoiando o Madeira.

    ResponderExcluir
  3. NA MINHA OPINIÃO , ESSESS CANDIDATOS QUE NÃO TEM FIDELIDADE PARTIDARIA, MOSTRA QUE ELES NÃO TEM CARATER, ENTÃO ESTÃO IMCAPAZ DE REPRESENTAR O POVO.
    ALEM DE, COM ESTA INFIDELIDADE DEMOSTRA QUE ESSES CANDIDATOS SÃO PARCIAL E PODEM SER CORRUPTOS , NÃO TENDO CONFIANÇA DO POVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VOCÊ, TAL ATITUDE, NA MINHA CONCEPÇÃO, CARATERIZA O POLÍTICO QUE SEMPRE ESTÁ COM A SITUAÇÃO, E COLOCA SEUS INTERESSES ACIMA DOS INTERESSES DO SEU PARTIDO OU ELEITORES, QUER MESMO É SE DAR BEM...

      Excluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: