Blog do Marcelo Lira

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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PESQUISA IBOPE TEM DIVULGAÇÃO ADIADA,SERÁ QUE O RESULTADO NÃO AGRADOU AOS CONTRATANTES E HOUVE A NECESSIDADE DE FAZER UNS "AJUSTES"????

A divulgação da tão aguardada pesquisa IBOPE de intenção de votos para Prefeitura de Imperatriz foi adiada com a desculpa de que não houve tempo para a tabulação dos dados.
Mas em que tempo nós estamos, será que no IBOPE não tem computadores equipados com softwares apropriados para a tabulação.
Já coordenei pesquisas de mercado e sei que a fase mais demorada é a de coleta de dados, a tabulação era feita em pouco tempo utilizando planilhas do Excel utilizando fórmulas que eu mesmo fazia e tudo era executado em pouco segundos após as inserções dos dados, inclusive com gráficos de setores e de colunas. Se eu consigo fazer isso rapidamente apenas com um computador e um software de planilha eletrônica imagina só a estrutura que o IBOPE deve ter...
A última pesquisa da ESCUTEC divulgou um resultado tão absurdo que já foi até esquecida, eu até acredito que neste momento, até por estar com a "máquina" na mão, mas jamais com aquela vantagem, creio que Carlinhos e Rosângela estão bem próximos de Madeira. Neste caso, no mínimo, a distribuição amostral foi mal feita, intencionalmente ou não...

VEJAM O QUE ESCREVI NA ÉPOCA DA DIVULGAÇÃO DA PRIMEIRA PESQUISA:


PESQUISAS ELEITORAIS VERSUS A REALIDADE ELEITORAL; COMPRA QUEM PODE, ACREDITA QUEM NÃO TEM JUÍZO...



Pesquisa eleitoral é uma coisa complicada, a sua frágil credibilidade da minha parte, tem origem os seguintes conceitos, formulados no ambiente acadêmico, através do estudo da estatística e das metodologias das pesquisa de mercado, em que meu mestre foi o nobre Prof. PhD. Gilbert Angerami e nas eleições que acompanhei no Maranhão e no Ceará, estados que tristemente ainda sofrem com o Coronelismo, o "voto de cabresto" e o Maquiavelismo que defende que em eleição "os fins (ser eleito) justificam os meios :

  1. Toda pesquisa pode ser direcionada e levar a um resultado pré-determinado, basta saber onde e quando pesquisar, o resultado passa a ser verdadeiro, por ser a opinião dos entrevistados, mas pode não representar a realidade por ter sido direcionada.
  2. Institutos de Pesquisa tendem a querer agradar o seu contratante e por isso tendem a mostrar resultados agradáveis para poder gerar novos contratos.
  3. Contratantes de pesquisas tendem a divulgar pesquisas apenas quando e se o resultado lhes for favorável, não importa que método seja utilizado para obtê-lo, caso contrário os resultados ficam guardados na gaveta apenas para servir de orientação para novas estratégias que visem mudar tal quadro.
  4. Já vi, no meu pouco tempo de acompanhamento político, alguns casos de virada eleitoral que contrariaram qualquer resultado de pesquisa, como Luiziane Lins em Fortaleza (2004) e Jomar Fernandes em Imperatriz (2000), coincidentemente ambos do PT, no tempo em que muitos se iludiam, inclusive eu, achando que PT era sinônimo de mudança e honestidade.
  5. Como Isnande Barros comentou em seu Facebook, há quatro anos atrás, os mesmos que hoje comemoram o resultado da Pesquisa ESCUTEC "encomendada" pelo Jornal O Estado do Maranhão, questionavam o resultado de uma outra pesquisa encomendada pelo mesmo jornal ao mesmo instituto, que apontava o Candidato dos Sarney's,  Ildon Marques, na frente.
Por isso, para mim, pesquisa eleitoral é igual opinião médica, é sempre bom ouvir mais de uma fonte e ouvir também o conhecimento popular, a voz das ruas, de todas as ruas, não só as do centro da cidade, que foram asfaltadas com o dinheiro que a governadora mandou, mas também das ruas da esquecida periferia, sem asfalto e com muita poeira ou lama...

LINK da Postagem: http://blogmarcelolira.blogspot.com.br/2012/08/pesquisas-eleitorais-versus-realidade.html

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