Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O SUCESSO DA "IRMÃ ZULEIDE" NO FACEBOOK E A "CARICATURA DO EVANGÉLICO" NA VISÃO DE UM EVANGÉLICO (MUITO INTERESSANTE)...

Alguém muito criativo criou uma personagem que faz sucesso na Internet. É a “Irmã Zuleide”. No Facebook mais de 445 mil pessoas curtem a página e no Twitter a “irmã” é seguida por mais de 222 miltwitteiros. A “Irmã Zuleide” é uma sátira dos evangélicos brasileiros. Ela é legalista, viciada em temas de sexualidade, vingativa, moralista e gosta de expressar sua espiritualidade com a expressão “tô orando por você…”. Além disso ela é a própria encarnação do “evangeliquês”.

Por que tanto sucesso na Internet? É simples. A caricatura funciona porque muitos evangélicos são a própria caricatura em carne e osso. Quando leio as frases da “Irmã Zuleide” não é difícil lembrar de muitos evangélicos que eu conheço. O sucesso advém do fato que o criador da personagem consegue sintetizar ironicamente a identidade do “evangélico médio”. 

Eu não lamento a sátira em si. Aliás, o humor nunca foi reverente e nem espero isso dos humoristas. Combater o humor não é a minha praia. Deixo essas manias autoritárias para outros… Chesterton dizia que não queria fazer parte de uma religião incapaz de rir de si mesma. Eu também não!

O que lamento são as sátiras vivas que pregam e cantam todos os domingos nos nossos cultos. Lamento a quantidade de “Irmãs Zuleides” que estão presas em clichês e não sabem o ABC do Evangelho. Lamento os inúmeros pastores que desprezam a principal missão pastoral: o ensino da Palavra! Ora, são pastores que preferem fazer do púlpito um verdadeiro circo com gritarias e manias teatrais. 

Oh, como lamento que a sátira de um humorista faça todo sentido, logo porque muitos evangélicos nada sabem da Cruz, mas encarnam os mesmos valores da “Irmã Zuleide”. Quantos no nosso meio são moralistas vazios, vingativos, sexualmente doentes e gostam de um evangeliquês recheado com uma espiritualidade água com açúcar?

É rir para não chorar!

FONTE: http://www.teologiapentecostal.com (Esse texto foi retirado do blog do Francisco Evangelista)

3 comentários:

  1. visão bem interessante e inteligente acerca do tema, parabéns pelo post e pelo blog

    ResponderExcluir
  2. No Facebook, Sindsaúde confirma incêndio no HMI no dia 13(segunda feira), uma das salas incendiou.

    segundo o que estar no blog do frederico luiz, o p´refeito sebastião madeira abafou a imprença.


    isso é só boato ou é verdade ?

    ResponderExcluir
  3. perfeita a descriçao...é assim exatamente q analiso a pg.

    ResponderExcluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: