Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

terça-feira, 10 de julho de 2012

O SEQUESTRO DE PEDRO PAULO TEM FINAL FELIZ MAS EXPÔS AS FRAGILIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA MARANHENSE E UM EFEITO COLATERAL DO CRESCIMENTO IMPERATRIZENSE...

O caso do sequestro do garoto Pedro Paulo, que graças a Deus teve um final feliz, expôs duas mazelas (G1):
  1. Como toda cidade que cresce, Imperatriz tem atraído pessoas de todos os lugares em busca de oportunidades em empresas, sejam elas locais ou não, essas empresas crescem junto com a economia da cidade e esse crescimento traz consigo benefícios e malefícios de cidades grandes ou em crescimento, o aumento da violência e o surgimento de crimes como o sequestro dessa criança, onde até o momento o objetivo dos sequestradores era o resgate, R$ 500.000,00 foi a quantia informada.
  2. A estrutura de segurança do estado não está em condições de solucionar crimes com tal grau de complexidade onde se faz necessária uma alta preparação técnico-científica na área criminalística e investigativa. Faz-se necessário um aporte de investimentos em inteligência policial, treinamentos, laboratórios, computadores, softwares capazes de fazer análises que possibilitem melhores avaliações e conclusões de cada caso, equipamento para testes de DNA entre outras tecnologias que hoje são utilizadas pelas melhores polícias do mundo.
Diante dessa realidade corremos o risco de, caso não sejam feitos investimentos em segurança no estado, ou se esses sequestradores não sejam encontrados e punidos, que novos sequestros venham a acontecer e tirar a paz de outras famílias imperatrizenses.
Imperatriz é uma cidade diferenciada sócio-economicamente, sempre que pessoas de fora visitam a cidade um dos pontos que observam é a grande quantidade de pessoas demonstrando sinas de riqueza, nada mais natural para uma cidade que cresce em função de investimentos da iniciativa privada. Todos tem o direito de usufruir do fruto do seu trabalho, mas isso também atrai a atenção de pessoas que são atraídas para cidade buscando enriquecer ilicitamente, o que abre um leque de grandes opções para crimes de sequestro e extorsão.
Nem a população nem os governantes podem olhar para Imperatriz como olhavam há 20 anos atrás, como segunda cidade do estado, mas com um perfil "interiorano", a cidade cresceu  e desenvolveu-se a contra-gosto dos políticos maranhenses pelo seu próprio potencial desenvolvimentista.
Quando falo da cidade e de seu potencial econômico para pessoas que nunca aqui vieram, geralmente sou alvo de gozações, mas que acabam quando esses mesmos que me zoaram visitam a cidade para fazer negócios. E como todo fenômeno, o crescimento e desenvolvimento econômico, principalmente por não ter amparo de políticas-públicas que o fomentem, traz bons e maus efeitos, o aumento de ações criminosas é uma dos piores.

Que Deus abençoe a família de Pedro Paulo e que eles tenham agora a paz que lhes faltou nesses angustiantes dias!!!

3 comentários:

  1. QUE DEUS ABENÇOE NÃO SÓ A FAMILIA DE PEDRO PAULO MÁS TODAS AS FAMILIAS, QUE ESTÃO SUJEITAS A VIOLÊNCIA CRESCENTE DESTE PAÍS, POIS NÃO SABEMOS QUEM SERÁ O PRÓXIMO. A NÓS RESTA APENAS PEDIR A PROTEÇÃO DIVINA.

    ResponderExcluir
  2. o tópico 2 de sua materia,já não faz mais sentido,todos os blogs já reconheceram o excelente trabalho da policia,publicando fotos dos sequestradores presos,pq não reconhecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão, realmente foi um trabalho muito bem feito, mas o CASO PEDRO PAULO assim como o CASO DECIO SÁ foram casos de repercussão nacional que mobilizaram a elite da polícia maranhense. Mas se for feita uma análise de todos casos pendentes que a Polícia Civil não consegue solucionar por deficiências estruturais, técnicas, tecnológicas e de pessoal, vai ver que realmente se faz necessário mais investimentos.
      Minha afirmação só seria fora da realidade se houvesse condições da maioria dos casos serem tratados de forma parecidas. Aqui mesmo em Imperatriz há diversos crimes de alto impacto social sem solução, e a situação piora quando são analisados casos que envolvem cidadãos comuns.

      Excluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: