Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR "CARLOS HERMES" (PC do B - MA) RESPONDE AOS QUESTIONAMENTOS DO "BLOG DO MARCELO LIRA" E FALA SOBRE SUA SAÍDA DO PT, PC do B, ATUAIS VEREADORES, MADEIRA, ROSEANA SARNEY E EDUCAÇÃO PÚBLICA...

1 – BLOG ML: Qual o seu histórico político???
CH: Comecei a militância na Pastoral da Juventude da igreja católica,migrei para o movimento estudantil ajudando a fundar e presidindo o Grêmio Estudantil da escola  Nascimento de Moraes, depois militei no Grêmio do Amaral Raposo até ser eleito presidente da UMES de Imperatriz em 1999. Em 2001 entrei na Uema e em pouco tempo assumi a coordenação do Centro Acadêmico de História e em seguida do Diretório Central dos Estudantes. No campo partidário fui do PT por longos anos onde assumi funções de direção executiva como Secretário Geral e Secretário de Comunicação. Ano passado mudei-me para o PC do B partido em que atuo como Secretário de Articulação na direção municipal. Na militância sindical fui eleito recentemente como  Secretário Geral do Sindicato dos Professores do Estado, núcleo de Imperatriz. Sou morador do grande Bacuri, bairro Parque Anhanguera, onde faço militância comunitária. Em 2008 fui  candidato a vereador de Imperatriz obtendo 635 votos.
2 - BLOG ML: Você passou muito tempo no PT, o que te levou a sair???
CH: O desejo de estar cem por cento em um projeto de Maranhão livre da oligarquia Sarney,  avaliei que continuando no PT, que  estadualmente é dominado pelo vice governador roseanista Washington Oliveira, isso não seria possível, já que em 2014 não vejo possibilidade da sigla estar no palanque de Flávio Dino.  Diria mais, nestas eleições, com exceção de Imperatriz que resiste, em todo o Estado já há uma avançada descaracterização do partido com  alianças com prefeitos e candidatos da base do grupo do atraso. Para além disso, costumo dizer que sou movido na política pelo acreditar, pela paixão por uma causa,  já não sentia o mesmo prazer em fazer política no PT, justamente por olhar a estrada e não vislumbrar um horizonte que contemplasse os meus desejos de transformar algo nesse Estado.
3 - BLOG ML: Você é a "cara" do antigo PT maranhense, o como está se sentindo no PC do B???
CH: O PC do B me acolheu muito bem, no partido já encontrei amigos e antigos companheiros do PT que decidiram sair antes de mim. É um partido que me possibilita fazer política de esquerda, defender as bandeiras dos trabalhadores como sempre fiz, continuar sendo um pouco petista já os partidos são do mesmo projeto em nível nacional e até municipal, ao passo que em termos estadual se diferencia por estar unificado em torno de um projeto de Maranhão livre das amarras do mandonismo, do patrimonialismo e do clientelismo que esta família insiste a nos relegar. 
4 – BLOG ML: Como professor e participante direto das lutas da categoria, como você vê o profissional da educação no Maranhão na rede pública, municipal e estadual???
CH: Na rede municipal vejo um estancamento do sistema de ensino, o governo Madeira ao invés de investir na estrutura própria continua com a política de beneficiamento de aliados  com a prática de conveniar escolas privadas, muitas delas sem as condições estruturais exigidas pelo MEC, todas sem a menor gestão democrática, já que os diretores são os próprios proprietários que tratam os servidores como seus empregados particulares. Há casos de humilhação e maus tratos de professores e zeladores  por esse pessoal que tem costas largas na Câmara Municipal. Os professores continuam ganhando a baixo do que merecem, não se tem notícias de formação continuada para a categoria, elém de tantos outros desmandos.Quanto à rede estadual, o que há é o desmonte completo da rede de ensino com o fechamento sem critérios de diversas escolas em todo o Estado deixando milhares de estudantes, sobretudo em cidades menores, sem o ensino médio. Falta concurso para zeladores e vigias, há uma precarização da estrutura física e principalmente o governo peca no tratamento dos trabalhadores da educação, por se  negar  a cumprir a lei federal que trata da dedicação de um terço da carga horária para o trabalho fora de sala de aula. Por não aprovar o Estatuto do Magistério, por não abrir novo concurso e insistir na contratação arbitrária de professores e por aí vai. Sem contar que em Imperatriz mantém Agostinho Noleto um verdadeiro carrasco dos professores à frente da Unidade Regional.   
 5 – BLOG ML: Com quem o PC do B seguirá nas eleições para a Prefeitura de Imperatriz, apoiará Madeira, se coligará apoiando outro candidato ou partirá para candidatura própria???
CH: O partido estará na Frente de Oposição ao prefeito Madeira  e ao outro nome do grupo de Roseana Sarney. O PC do B manterá a candidatura do vereador Edmilson Sanches a prefeito sempre dialogando com os demais partidos que também têm seus pré-candidatos. Na hora certa se definirá um só nome.
6 – BLOG ML: Quem subirá no palanque ao lado de Carlos Hermes???
CH: Nossa campanha será muito mais de pé no chão do que de palanque, mas  ao meu lado  estarão professores, estudantes, líderes comunitários consistentes, amigos, família, camaradas de lutas históricas nos movimentos sociais da cidade sobretudo os ligados ao campo de educação. Nossa campanha terá um perfil duplo, um pé na educação e outro na política comunitária. 
7 – BLOG ML: Quais serão os focos dos seus projetos em provável vitória para a câmara municipal???
CH: Como disse, atuo na luta por educação pública há 15 anos em Imperatriz, um mandato de vereador será apenas uma maior instrumentalização para continuar essa luta. Por outro lado vivo num bairro com grandes carências, Parque Anhanguera e atuarei firmemente nesta e em outras comunidades. Além de discutir as questões próprias da vida cidade, como transporte, saúde, moradia... 
8 – BLOG ML: Como você vê o atual executivo municipal???
CH: Seguidor do modelo clássico do neoliberalismo tucano. Quando se diz que Madeira faz  um governo para a elite, não é mera retórica de oposição, os dados estão aí pra todos verem. Enquanto na Vila Davi II, Ouro Verde, Vila Fiquene e tantos outros bairros as pessoas não têm água para  beber, o prefeito prefere usar milhões de reais para recapear ruas no centro da cidade. Sou contra, acho que não precisava? Claro que não. A questão é a noção de prioridade que se tem, sem demagogia barata, pra mim a prioridade é sempre o a dignidade do ser humano. Além do abandono dos bairros mais distantes em todos os aspectos, se vê absurdos na área da Saúde, uma ausência total de políticas públicas para a juventude que além do desemprego sofre por falta de espaços públicos para lazer, como se vê com o Barjonas Lobão. Dessa forma o jovem torna-se presa fácil para traficantes de drogas nas cercas de 300 bocas de fumo de Imperatriz.
9 – BLOG ML: Como você vê o atual legislativo municipal???
CH: Um dos piores da história de Imperatriz. Começaram fazendo barulho, sessões itinerantes, algum sinal de fiscalização, mas só ensaio de balão. O que vejo ali são pessoas, com suas poucas resalvas, preocupadas apenas com sua locupletação financeira à revelia dos interesses do povo. Em grande parte são mercenários do dinheiro público, corruptos assumidos sem o menor escrúpulo. Fazem do Plenário um picadeiro, um palco de teatro de quinta. O povo não se vê ali.Espero que haja uma renovação significativa.
10 – BLOG ML: Faça suas considerações Finais???
CH: Não sou pré-candidato para salvar a política, não sou messias, mas nem de longe penso em entrar nesse jogo e reproduzir as práticas que condeno hoje. Se Imperatriz tiver preparada para algo diferente, aprovará um possível mandato popular e autêntico. Se não, retorno para minha sala de aula onde sou feliz de cabeça erguida e a consciência de quem não perdeu sua essência.

4 comentários:

  1. Marcelo,este Carlos Hermes,já no seu blog demonstra o quanto de tirania tem em seu sangue e no cerebro.Não permite contraditorios,não permite comentarios opostos aos seus pensamentos.É um legitimo Stalin de Imperatriz.Temos provas de ser um reacionário dos mais violentos,e racista ao extremo,quando não considera os negros como nossos irmãos e nem como cidadãos.Patrimonialista com excessos,e não tem a humildade de reconher que é um professor sofrivel.Tudo isto é herança de seus tempos de igreja catolica,santa inquisição. e os crimes cometidos e as mentiras propaladas por aquela instituição.è ditatorial ao extremo,fazendo-nos lembrar do Fidel Castro e o Pol Pot,grandes tiranos do mesmo partido deste Molotov do Maranhão.Para ficar como icone desta entrevista ,não podemos deixar de lembrarmos de suas palavras,ENSAIO DE BALÃO.Isto é o Carlos Hermes.Eu sou um ex aluno do pseudo professor Carlos hermes

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de registrar que esse rapaz precisa se informar melhor do que anda acontecendo na educação municipal no que tange a formação continuada- desde 2009 a semed tem trabalhado na realização e estruturação de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino inclusive em uma das áreas que é a disciplina de educação física que já atingiu mais de 170hs de curso de formação sendo modulares a cada bimestre,estes encontros são ministrados com professores de faculdades e universidades de várias regiões deste Brasil. Assim, espero que antes de falarem algo busque informações concretas do que esta falando.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcelo, se soubesse que seria atacado por covardes anônimos e que você aceitaria dessa forma, não teria concedido essa entrevista. Não responderei a quem não existe, respeito demais seu blog, mas comentários ofensivos dessa natureza sem identificação não deveria ser aceito. Taí por que esse anônimo me chama de tirano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos Hermes.
      Ratifico que a recíproca é verdadeira quanto ao respeito que tenho a você e a seu blog, como pode ser visto nas perguntas que te fiz.
      Todavia faço algumas observações sobre seu comentário:
      1 - Costumo não censurar os comentários, são raras as vezes em que tive que fazê-lo. Se olhares as outras entrevistas, perceberás que a prática se repetiu com os outros também, e que também houve críticas aos outros também.
      2 - Você como blogueiro experiente, um dos mais importantes de Imperatriz, sabe que muitos acessam e poucos comentam, pode ter certeza que algumas milhares de pessoas leram o que escreveste e apenas dois comentaram...
      3 - E como político experiente sabe, melhor do que eu, que "ninguém chuta cachorro morto", se você está incomodando é por que te temem nas urnas, e poderias ver isso de forma diferente, como termômetro.
      4 - Assim como essas muitas outras afirmações sobre a pessoa e ao político Carlos Hermes aparecerão nessa campanha, pois sabes que na política a ética nem sempre é a prioridade e o maquiavelismo é tido como regra.
      Prepare-se pois, te escolhi para mandar perguntas porque sei do seu potencial eleitoral, e prepare-se para ouvir muitas coisas verdadeiras e falsa e mantenha-se calmo, pois quem te agride espera que descontrole-se.
      Caso queiras deletarei todos os comentários referentes à sua entrevista.

      Meus mais sinceros votos de saúde, paz, calma para suportar a pressão que sofrerás nesta campanha e que tenhas uma boa votação para renovarmos de verdade essa câmara...

      Um grande abraço!!!

      Excluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: