Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

segunda-feira, 12 de março de 2012

AV. BEIRA-RIO, O QUE ERA PRA SER UM LOCAL DE LAZER, SE TORNOU UM RETRATO DA AUSÊNCIA DOS PODERES PÚBLICOS EM IMPERATRIZ (PARTE II), E-MAIL ENVIADO PELO VEREADOR EDMILSON SANCHES......

Diante do meu texto-manifesto postado ontem, onde relato minha decepção seguida dos sentimentos de indignação e raiva, após um desagradável fim de tarde de domingo na Av. Beira-Rio, recebi alguns e-mails de pessoas que também tiveram a mesma experiência desagradável e compartilham dos mesmos sentimentos. Dentre os quais publico o enviado pelo vereador Edmilson Sanches, onde o mesmo mostra que já fez solicitações ao executivo municipal para melhoria daquele deveria ser um lugar de lazer para as famílias de Imperatriz.
De acordo com o texto enviado pelo vereador, que cumpriu seu papel de cobrar o executivo, a prefeitura e os secretários responsáveis não podem, dessa vez, fingir desconhecimento do problema, pois foram formalmente avisados e cobrados:


Marcelo, bom dia.
A Av. João de Deus Fiquene (Av. Beira-rio) é tema constante de proposições de melhorias na Câmara Municipal. Eu mesmo fiz algumas delas, aprovadas pela Câmara e encaminhadas ao Executivo. Mas, como se sabe, o Poder Executivo faz QUANDO quiser, COMO quiser e SE quiser.
Abaixo, duas proposições, aprovadas e encaminhadas, de março e de junho de 2011. Nos últimos três anos (2009-2011) foram mais de 1.300 proposições a Poderes, instituições, órgãos e pessoas, com solicitações/sugestões de vereadores para a execução ou melhoria de obras e serviços.
Cumprimentos.
EDMILSON SANCHES
INDICAÇÃO Nº ___/2011
Senhor Presidente,
 Nos termos do Art. 225 do Regimento Interno desta Câmara Municipal de Imperatriz, Estado do Maranhão, e depois de ouvido o Plenário, indico ao Sr. Prefeito Municipal, Sebastião Torres Madeira, ao Sr. Secretário de Juventude e Esportes, Arnaldo Júnior, ao Sr. Secretário de Trânsito, José de Ribamar, e ao Sr. Secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar, as seguintes sugestões relacionadas a obras, serviços e atividades na área da beira-rio: apoio da Secretaria de Juventude e Esportes  ao projeto lúdico-ginástico e atividades esportivas, desenvolvido gratuitamente por estudantes e professores de curso de Educação Física para praticantes de caminhada; ampliação, pela Secretaria de Trânsito, até às 22 horas, da interdição ao trânsito para a prática de caminha e atividades lúdicas, ginásticas e desportivas; e realização de obras de recuperação dos passeios (calçadas) que margeiam as lagoas e os demais passeios, conforme Justificativa da presente Indicação.
SALA DAS SESSÕES DO PALÁCIO DORGIVAL PINHEIRO DE SOUSA, EM IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO, AOS 15 DIAS DO MÊS DE JUNHO DO ANO DE 2011.

EDMILSON SANCHES
Vereador
JUSTIFICATIVA

O vereador signatário da presente Indicação foi convidado por professores e estudantes do curso de Educação Física de instituição de ensino superior local (Unisulma) para observar o trabalho desenvolvido em prol de praticantes de caminhada em áreas da av. João de Deus Fiquene (Beira-rio).
À SECRETARIA DE JUVENTUDE E ESPORTES
Os profissionais de Educação Física realizam tarefas lúdicas, ginásticas e desportivas e envolvem centenas de pessoas, sobretudo adultos. No dia da visita do parlamentar, este foi procurado por uma imperatrizense que atualmente reside em Londres (Inglaterra) e que deu testemunho de sua surpresa e alegria pela existência daquele programa, que orienta no desenvolvimento correto de atividades ginásticas e desportivas.
Apesar do sucesso do programa, este encontra-se em fase de desativação, pois ainda não encontrou apoio mínimo para sua manutenção. O programa requer aquisição de água mineral, pequenos materiais desportivos, cota de combustível etc. – muito pouco para o alcance em saúde e bem-estar que o programa proporciona.
À SECRETARIA DE TRÂNSITO
Por outro lado, a interdição ao trânsito de veículos atualmente só vai até às 20 horas. Isso é muito pouco para as atuais necessidades e o crescimento do número de freqüentadores e praticantes de caminhadas, que buscam naquelas áreas da beira-rio saúde e bem-estar. Quando libera-se o tráfego às 20 horas, ainda tem pessoas que estão chegando, pois que estavam em serviço, e estas e as demais não têm a necessária segurança de andar no leito das vias ali existentes, pelo risco de acidentes. Pergunta-se: Primordialmente, a cidade deve ser preparada para quem -- para os cidadãos ou para veículos? É melhor privilegiar o cidadão que busca saúde, bem-estar e qualidade de vida ou aquele que, dentre tantos espaços em Imperatriz, fica desfilando seu veículo na beira-rio e derramando fumaça e outros poluentes? Por que não interditar de vez aquelas áreas da beira-rio ao fluxo de veículos? Por que não estimular a utilização dos pés para apreciar a beleza e o clima daquelas áreas, com o veículo estacionado nas áreas ou logradouros adjacentes? Além disso, a beira-rio tornou-se estacionamento particular de quem ali chega primeiro em seu veículo, quando deveria ser uma área integralmente interditada a veículos e dedicada ao lazer, diversão, bem-estar, atividades lúdico-ginástico-desportivas, gastronomia, qualidade de vida.
À SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Os passeios (calçadas) da área das lagoas da beira-rio estão em situação deplorável para a atividade de... passear. Quem por ali se arrisca a caminhar corre o risco de quedas, torções de pé e outros acidentes, pelos desníveis, quebra de cimento e até buracos, muitos buracos na calçada, alguns deles escondidos sob capim. Quando o trânsito é liberado às 20 horas, os praticantes de caminha e os demais freqüentadores da área saem da pista de rolamento e vão para os passeios  -- e isso aumenta a possibilidade de acidentes.
Assim, são necessários urgentes serviços de recuperação dos passeios, nivelando-os para que os caminhantes possam ter segurança ao andar.
 É o que se coloca aqui para apreciação e aprovação dos Srs. Vereadores.

SALA DAS SESSÕES DO PALÁCIO DORGIVAL PINHEIRO DE SOUSA, EM IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO, AOS 15 DIAS DO MÊS DE JUNHO DO ANO DE 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: