Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FUTURAS PSEUDO-CIDADES DO ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL...

O Maranhão pode vir a ter 32 novas "cidades". Quem conhece de verdade o interior do nosso estado sabe há diversos povoados que foram transformados em municípios sem que houvesse a menor garantia de execução de um projeto de desenvolvimento que garantisse benefícios às suas populações. A grande maioria desses antigos povoados se tornaram pseudo-cidades com os mesmos problemas sociais. O que mudou na verdade foi que os políticos locais passaram a ter verbas próprias para fazerem o que bem entendem.
Há pseudo-cidades no Maranhão em que não existem o mínimo necessário de serviços básicos para a população, onde casas de tijolos são raridade e não existe uma rua asfaltada, onde o asfalto mais próximo fica a dezenas de quilômetros de distância.
Nesses locais as pessoas vivem em condições extremas de precariedade e pobreza, com IDH semelhante a de países africanos.
Lembro das primeiras viagens que fiz para locais do Maranhão que nem sabia que existiam, lugares como Itaipava do Grajau, Genipapo dos Vieiras, Fernando Falcao, entre outras, era chocante ver tanta miséria disfarçada de cidade.

Abaixo, a relação dos 32 povoados aprovados na Assembléia:
Nazaré do Bruno (Caxias), Brejinho dos Cocais (Caxias), Moisés Reis (Codó), Cajazeiras do Maranhão (Codó), Novo Bacabal (Açailândia), Brejinho (Bacabal), Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda), Ipiranga (Barra do Corda), Santo Onofre (Santa Luzi), Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia), II Núcleo (Buriticupu), Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim), Alto Brasil (Grajaú), São José das Varas (Barreirinhas), Barro Duro (Tutóia), Deputado João Evangelista (Zé Doca), Carnaubeiras (Araióses), Novo Jardim (Bom Jardim), Paiol do Centro (Parnarama), Porto Santo do Maranhão (Turiaçu), Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão), Coque (Vitória do Mearim), Morada Nova (Pindaré-Mirim), Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré), Belém do Maranhão (Tuntum), Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria), Jacaré (Penalva), Castelo (Monção), Queimadas (Santa Quitéria), Maracanã do Maranhão (São Luís), Maiobão (Paço do Lumiar) e São Simão do Maranhão (Rosário).

BASEADO NA POSTAGEM DO BLOG DO NILTON SUMIU.

2 comentários:

  1. A resolução legislativa 618 do dia 11 de maio de 2011 será obedecida, no mais alto rigor, Precisão, exatidão. Dos 122 povoados que protocolaram documentação na assembleia legislativa do maranhão até o dia 11 de junho, a comissão encarregada de analisar cada povoado que pleiteia, ainda não concluiu as visitas de todos povoados, até agora andaram só em 60 povoados ainda faltam 62, sendo assim fica claro que qualquer noticia sobre povoados que irá haver prebiscito é faltar com a verdade, só irá acontecer plebiscito quando a visita a todos os povoados acontecer aí sim o proprio site da assembleia divulgará a lista oficial. Obs. existe varios povoados grandes e com potencial econômico que a comissão ainda nem marcou a data da visita..

    ResponderExcluir
  2. A resolução legislativa 618 do dia 11 de maio de 2011 será obedecida, no mais alto rigor, Precisão, exatidão. Dos 122 povoados que protocolaram documentação na assembleia legislativa do maranhão até o dia 11 de junho, a comissão encarregada de analisar cada povoado que pleiteia, ainda não concluiu as visitas de todos povoados, até agora andaram só em 60 povoados ainda faltam 62, sendo assim fica claro que qualquer noticia sobre povoados que irá haver prebiscito é faltar com a verdade, só irá acontecer plebiscito quando a visita a todos os povoados acontecer aí sim o proprio site da assembleia divulgará a lista oficial. Obs. existe varios povoados grandes e com potencial econômico que a comissão ainda nem marcou a data da visita..

    ResponderExcluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: