Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

sábado, 22 de outubro de 2011

O QUE ACONTECEU COM O MODAL FERROVIÁRIO PODE VIR A ACONTECER COM A INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NACIONAL...

Com a desculpa de impulsionar o desenvolvimento do transporte ferroviário nacional, o Governo FHC iniciou o processo de privatização da Rede Ferroviária Nacional em 17 de dezembro de 1999.
O resultado todos já conhecemos, a Rede Ferroviária Nacional que poderia ser fator logístico determinante e impulsionador do desenvolvimento da economia nacional, em função dos seus custos logísticos muito menores que o transporte rodoviário, como é em outros países com dimensões continentais como EUA, China e Rússia, virou um gargalo na deficitária malha multi-modal brasileira.
O risco que o país corre em entregar o controle e manutenção da infraestrutura aeroportuária para a iniciativa privada é semelhante, vale ressaltar que apenas, aproximadamente, 5% dos aeroportos de todo o mundo estão sob controle da iniciativa privada.
Nem todas as privatizações foram benéficas para o povo brasileiro, se por um lado a das telecomunicações foi boa, com o crescimento da telefonia celular e da internet banda larga, as privatizações do setor elétrico colocaram o consumidor nas mãos de monopólios que prestam os piores e mais caros serviços do mundo de fornecimento de energia elétrica.
Faz-se necessário que conheçamos nossa história para desenvolvermos opiniões críticas sobre fatos do presente para que não nos surpreendamos com os resultados futuros. Hoje não temos trens de carga ou de passageiros eficientes nem redes metrôs suficientes para atender as populações urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: