Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

sábado, 13 de agosto de 2011

DIVISÃO DO PARÁ E DO PIAUI, CADÊ O MARANHÃO DO SUL ...

Os nossos vizinhos, Piauí e Pará, assim como o Maranhão e outros estados, tem projetos de divisão do território para criação de novas unidades da federação.

E ao meu entender, as campanhas contra esses movimentos separatistas parecem estar mais organizadas e adiantadas do que as favoráveis.


O plebiscito para a divisão do Estado do Pará, que poderá formar Carajás e Tapajós, desencadeou uma guerra de marketing com a participação de Duda Mendonça. Em outro lado da batalha se apresenta, agora, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o paraense Ophir Cavalcante Júnior, que convocou o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos Futebol Clube. O jogador reforçará a campanha pelo “não” ao desmembramento do estado. O plebiscito está marcado para 11 de dezembro.

Em contrapartida, a Frente em Defesa do Pará, capitaneada por Ophir, optou por aproveitar depoimentos de Ganso para inserção de propagandas na TV, no rádio, na internet contra a separação do estado. A campanha de Duda, lançada em Belém, capital do Pará, começou com material também usado em demais campanhas políticas, tais como bandeiras, adesivos e inclusive um jingle defendendo o “sim” (UchoDF). 

Um grupo de pessoas contrárias à ideia da divisão do Piauí prepara o lançamento do Movimento Piauí Unido. A proposta é abrir discussões e apresentar os pontos contrários a divisão do Estado, com a criação do Estado do Gurguéia (AcessoParnaiba).


Enquanto isso no meu amado Sul do Maranhão, o projeto do Maranhão do Sul vem sendo levado em "banho-maria" por grupos de políticos oportunistas que só conseguem ver a própria imagem e de seus padrinhos políticos diante do espelho. Nas próximas eleições todo mundo vai falar, mas poucos vão ter coragem de fazer...

7 comentários:

  1. Caro amigo!

    Sou de São Luís e tenho um blog onde o espaço é voltado para denúncias e análises políticas.

    Trabalhei desde o inicio do projeto do blog do Luí Cardoso e a 2 meses eu sair e montei o meu blog.

    Sou filho do Luis Cardoso, e quero lhe dizer que o espaço do meu blog esta aberto quando o amigo tiver alguma matéria denúnciando a administração de Imperatriz e outras.

    Grato!


    www.netoferreira.com.br

    ResponderExcluir
  2. sou contra a divisão do meu estado o Pará que ja foi dividido quando era ainda o Grão Pará, e agora ue sabem que o Pará tem grandes recursos os olhos crescem encima deste estado maravilhoso-Belém-PA

    ResponderExcluir
  3. Caro bloqueiro essa carrada de divisão nos estados como mostra o Mapa, não resolve o problema do Brasil, o QUE vai acontecer mesmo é: mais corrupção, mais politicos aproveitadores e mais estado pobres.

    ResponderExcluir
  4. o meu Brasil esta ótimo do jeito que tá

    ResponderExcluir
  5. Fui recentemenete a Slz, e é como se viajassemos para um outro país. Creio que o Maranhão do Sul pode sair um dia, mas o de que adiantar um novo estado sem um elite pensante?

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que esta seria a melhor solução. Mais estados não é garantia de desenvolver nada. Se assim fosse, o Nordeste seria a região mais desenvolvida do Brasil e o Sul seria a menos desenvolvida e ocorre o inverso disso (claro que há também razões históricas para isso). Outro fator a ser levado em consideração é o território do MA que já é adequado para um estado se desenvolver, ao contrário do que ocorre com Amazonas, Pará e Mato Grosso, que são latifúndios humanamente inadministráveis. A melhor proposta, em minha opinião, é a do Dr. Pádua, que sugere a transferência da capital do MA para o centro do estado, a exemplo do que ocorre com TO e MS e funciona muito bem. A capital poderia ser transferida para o centro geodésico do estado que está na região de Barra do Corda. Poderíamos reservar uma área de 1000 km quadrados na região e construir uma capital totalmente planejada, levando assim desenvolvimento para o centro do estado e equilibrando as forças políticas e econômicas das diferentes regiões, pois a capital estaria agora a meio caminho do trajeto São Luís-Balsas e também entre Imperatriz-Timon. Não é uma ideia totalmente nova, já que foi feito no passado por MG e pelo vizinho PI. Fica a sugestão pra quem quiser compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que esta seria a melhor solução. Mais estados não é garantia de desenvolver nada. Se assim fosse, o Nordeste seria a região mais desenvolvida do Brasil e o Sul seria a menos desenvolvida e ocorre o inverso disso. Outro fator a ser levado em consideração é o território do MA que já é adequado para um estado se desenvolver, ao contrário do que ocorre com Amazonas, Pará e Mato Grosso, que são latifúndios humanamente inadministráveis. A melhor proposta, em minha opinião, é a do Dr. Pádua, que sugere a transferência da capital do MA para o centro do estado, a exemplo do que ocorre com TO e MS e funciona muito bem. A capital poderia ser transferida para o centro geodésico do estado que está na região de Barra do Corda. Poderíamos reservar uma área de 1000 km quadrados na região e construir uma capital totalmente planejada, levando assim desenvolvimento para o centro do estado e equilibrando as forças políticas e econômicas das diferentes regiões, pois a capital estaria agora a meio caminho do trajeto São Luís-Balsas e também entre Imperatriz-Timon. Não é uma ideia totalmente nova, já que foi feito no passado por MG e pelo vizinho PI. Fica a sugestão pra quem quiser compartilhar.

    ResponderExcluir

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: