Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

sábado, 23 de julho de 2011

A VIDA BREVE DOS ASTROS DO ROCK...

“Viver intensamente e morrer jovem”. Esta conhecida máxima acompanha os astros do rock e do pop desde que esses gêneros musicais passaram a ocupar o topo das paradas, há mais de 50 anos. Os abusos de álcool e drogas e o aparente amor à “vida de excessos” parecem ser características comuns a quase todos que fazem parte do mundo do showbiz musical.
Uma recente pesquisa (2007) realizada na Inglaterra e publicada no jornal de medicina “Journal of Epidemiology and Community Health” afirma que as celebridades da música têm duas vezes mais chances de morrer jovem do que o restante da população - a idade máxima atingida pelos astros seria 42 anos. A pesquisa fez um levantamento de mais de mil estrelas do pop e do rock que alcançaram o sucesso entre 1956 e 1999, e chegou a conclusão que além da morte vir bem mais cedo para eles, ela geralmente acontece pouco tempo após terem alcançado a fama.

A MALDIÇÃO DOS 27 ANOS
No final dos agitados anos 60 e começo dos 70 - época das revoluções cultural e sexual, da experimentação e difusão de vários tipos de droga e da consolidação do rock como gênero musical -, nada menos do que quatro de seus maiores ídolos morreram com a mesma idade, 27 anos: Brian Jones (guitarrista da primeira formação dos Rolling Stones), Jimi Hendrix (considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos) e Jim Morrison (líder do The Doors).

TEMPO PASSA, A SINA CONTINUA
Na virada dos anos 70 para os 80, outros dois grandes nomes tiveram suas carreiras encerradas precocemente. Em 1979, o baixista do Sex Pistols Sid Vicious morreu de overdose em Nova York aos 21 anos. Um ano depois, em 1980, o baterista do Led Zeppelin, John Bonhan., que até hoje é uma das maiores influências para qualquer jovem roqueiro que pretende se aventurar na bateria, foi encontrado morto aos 32 anos. Embora a autópsia não tenha revelado o uso de drogas, Bonhan teria tomado nada menos do que 40 doses de vodka antes de falecer. 


SUICÍDIO
Kurt Cobain, líder do Nirvana , um dos grupos de vida mais curta e ao mesmo tempo um dos mais importantes da história do rock, se matou em abril de 1994. 

NO BRASIL
Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo, astros do rock brasileiro que morreram cedo demais
O fim precoce da carreira de ídolos do rock não é exclusividade de artistas do primeiro mundo. Grandes ídolos dos jovens brasileiros também tiveram suas vidas encerradas cedo demais.

FONTE: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL322347-9798,00-A+VIDA+BREVE+DOS+ASTROS+DO+ROCK.html (2007)

BLOGDOMARCELOLIRA: Tristemente Amy Winehouse é mais uma estrela da música a confirmar está trágica estatística para os amantes do bom e velho Rock...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: