Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A POLÊMICA APOSENTADORIA A CAMPEÕES MUNDIAIS DE FUTEBOL...

A proposta de aposentadoria para os campeões mundiais de futebol, que se encontra em tramitação no legislativo federal, continua gerando polêmica entre ex-atletas de diversos esportes de um país cheio de campeões mundiais.

Talvez o caso mais curioso seja o da divergência entre o campeões da Copa de 70, o capitão Carlos Alberto Torres, que lidera o movimento a favor da lei e Tostão que se posiciona contra a lei, a rusga está aumentando a ponto de ontem no Jornal da Record a o capitão, pra desmoralizar a opinião do ex-companheiro e hoje opositor, citar um episódio em que ex-companheiros de 70 se reuniram para ajudar Tostão que passava por momento financeiro difícil.


Campeões mundiais de outros esportes criticam a exclusividade do Futebol em ter direito a esse benefício caso a lei seja aprovada, entre eles Eder Jofre (boxe), Janete Arcain (basquete), Torben Grael (vela) e Maurício (vôlei). Outros como no casos de Giovanni (vôlei) defendei a adoção do modelo italiano, em que o ex-campeão mundial tem direito a aposentadoria, mas tem que prestar serviços (esportivos ou não) ao Estado em contrapartida ao benefício.

Particularmente, como amante do esporte, sou favorável a idéia da adoção ao modelo italiano trabalhando paralelamente a projetos de apoio ao esporte amador e incentivo ao esporte amador, colegial e universitário. Sem falar em critérios rigorosos para definir quem pode receber o benefício, pois, só pra citar um exemplo, dentre os últimos campeões mundiais de futebol, apenas o ex-atacante Muller (94) encontra-se com problemas financeiros, sendo que o mesmo afirma não ter sabido administrar o dinheiro que ganhou durante a longa e vitoriosa carreira. O Estado não pode ficar bancando ex-esportistas ou qualquer outro indivíduo que desperdiçou seus recursos e sua juventude com farras e investimentos mal feitos. Mas é fato que há no País grandes esportistas e ex-esportistas que não receberam o devido reconhecimento pelas glórias conquistadas., que merecem ser reconhecidos, mesmo que tardiamente.

FONTE UOL: AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: