Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

domingo, 3 de julho de 2011

DOPPING E A HEGEMONIA NORTE AMERICANA NOS ESPORTES...














Sou um amante dos esportes e questionador por natureza. Desde criança acompanho várias modalidades, sou daquele tipo que "vara" a madrugada para assistir jogos que acontecem do outro lado do mundo e nunca acredito em algo ou em alguém sem antes analisar através da minha própria lógica de pensamento.
Associando essas duas características, sempre questionei o fato de raríssimas vezes atletas norte-americanos serem pegos no tremido exame anti-dopping, que recentemente pegou um dos atletas mais promissores da natação mundial, o brasileiro César Cielo.
Uma das coisas que marcou a minha infância foi assistir ao vivo a histórica prova final dos 100m rasos das olimpíadas de Seul em 1988, em que vi, ao vivo, Ben Johnson, como uma bala deixar todos para trás e posteriormente perder a medalha de ouro para o norte-americano Carl Lewis por ser pego no anti-dopping. Recentemente Johnson em uma entrevista, afirmou que todos usavam algum tipo de dopping, mas que paravam de usar algum tempo antes das provas para escapar dos exames, mas que o técnico de Lewis teria lhe dado bebida "batizada" para que ele perdesse a medalha. Há muito tempo atrás li uma entrevista com Robson Caetano, velocista brasileiro, que estava naquela prova histórica, e ele disse que: "todos ali utilizavam de algum tipo de dopping, exceto ele" .
Para que conhece um pouco do esporte de alto nível, onde milésimos de segundo fazem grande diferença, sabe que o dopping é um "artifício" utilizado por todos, onde orientados por especialistas, interrompem o uso no momento certo para escapar dos temidos exames.
Até porque não acredito em hegemonia prolongada de seres-humanos sobre outros seres-humanos através de ações naturais, pois somos seres cheios de sazonalidades, a infinita estabilidade física e emocional não não é uma característica humana.
Diante dessas observações, fica os meus questionamentos:
1º - Por que sempre aparece um atleta que ameaça a hegemonia americana em algum esporte, esse atleta é pego no anti-dopping?
2º - Por que atletas americanos com resultados expressivos por período prolongado, raramente (nunca) são pegos no anti-dopping?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: