Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ABRA-CA-DABRA!!! PROBLEMA DAS SACOLAS ESTÁ RESOLVIDO...

Acabei de saber que a Câmara Municipal de São Paulo proibiu, ontem, a comercialização e distribuição de sacolas plásticas para os consumidores do município.
Mas diante de um problema MACRO, das sacolas plásticas e o seu descarte na natureza, faço uma observação MICRO, relativa a minhas práticas domésticas.
Em minha casa, quase 100% das sacolas plásticas são reaproveitadas como sacos para lixo doméstico, se o seu uso for proibido, provavelmente vou ter que comprar sacos plásticos para lixo, que terão destino idêntico aos das sacolas, pois caixas de papelão não resistem a chuva, por exemplo, e deixariam o lixo espalhado na calçada, causando dano ainda pior.
Facilmente conclui-se que continuarei dispensando na natureza, aproximadamente, a mesma quantidade de plástico, apenas farei uma substituição das sacolas dos supermercados por sacos especificamente criados para tal função, se as autoridades "competentes" decidissem copiar tal medida aqui nas terras do frei.
Uma rápida observação do lixo residencial nas calçadas de qualquer cidade, levará à conclusão de que na maiorias das casas as sacolas tem destino semelhante ao que acontece em minha casa, então provavelmente, em uma eventual proibição, a mesma alternativa seria tomada como solução para o problema, e com impactos ambientais bastante semelhante, além das despesas adicionais, que só beneficiariam os fabricantes de sacos para lixo, que poderiam até aumentar seus preços, haja vista que a concorrência das sacolas acabaria.
Os legisladores brasileiros querem resolver problemas através de simples leis que simplesmente proíbem determinada coisa ou ação, como um toque de mágica e "ABRA-CA-DABRA", tudo está resolvido.
Na minha humilde opinião, a verdadeira solução para esse grave problema ambiental está na criação projetos  que melhorem a coleta de lixo e estimulem a reciclagem (educação ambiental), investimentos em saneamento básico com foco na manutenção e ampliação das redes de esgoto, limpeza de córregos, mananciais e galerias, além de investimento em pesquisas de novos materiais biodegradáveis com preço acessível. Mas como isso é caro, demorado, e não dá pra colocar uma placa de inauguração, acaba gerando poucos votos, dificilmente gerará interesse em nos nossos "homens criadores das leis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: