Blog do Marcelo Lira

Blog do Marcelo Lira
Apenas minha OPINIÃO, todos tem o DIREITO de discordar dela, mas todos tem o DEVER de respeitá-la...

quinta-feira, 10 de março de 2011

A BELEZA DAS PAISAGENS E A FEIURA DA POLÍTICA MARANHENSE...

De volta a minha amada Imperatriz após uma "voltinha" por São Luís e por Barreirinhas durante o carnaval, divido com os colegas da blogosfera minhas impressões sobre esta viagem.
Cada vez mais vejo que vivemos em um estado maravilhoso, mas abandonado pelas autoridades, sejam elas federais, estaduais ou municipais.
Na chegada a São Luis no sábado (5), debaixo de muita chuva, senti na pela a precariedade do acesso à capital maranhense, a BR-135 é uma armadilha para os motoristas que desejam chegar chegar à nossa capital, estreita, sem sinalização horizontal em diversos trechos e com muitos buracos e protuberâncias no asfalto, com certeza foi a grande causadora dos diversos acidentes que vi naquele início de noite.
A nossa capital apresenta um aspecto limpo e organizado na área nobre, destinada aos turistas, que se contrapõe ao abandono das demais áreas residenciais abandonadas e com coleta de lixo irregular, que gera mal cheiro, sujeira e risco de proliferação de doenças.
A cidade de Barreirinhas abriga a paisagem mais linda que eu já vi, os lençois maranhenses, uma maravilha da natureza, mas a cidade encontra-se em estado de abandono pelo seu gestor, que deixa diversas ruas esburacadas e explora os artistas que sobrevivem do artesanato ao cobrar 5 anos de IPTU atrasado de forma arbitrária e pouco flexível.

No retorno pela BR-222 a repetitiva visão de diversas placas que diziam haver obras na pista não estava compatível com a situação da estrada, pois havia pouquíssimos indícios de obras reais, como sempre havia mais propaganda que trabalho, de verdadeiro o que vi foi um grande trecho, entre os municípios de Santa Luzia e Bom Jesus da Selva, cheio de enormes buracos ao lado dos costumeiros abismos que contribuem para tornar aquele trecho rodoviário um dos mais perigosos do estado, onde não é rara a visão de moradores das proximidades parado a beira dos barrancos para verem os veículos que acabaram de cair.
Nosso estado é repleto de beleza, mas indiscutivelmente tem os piores políticos do Brasil. Aqui o que vale é o interesse de grupos políticos que só pensam em aumentar seu próprio poder e deixar o povo cada vez mais ignorante para melhor controlá-lo.
Mas o que vi nos lençois compensa toda esse aspecto triste da política maranhense.
Dunas de areia branca com lagoas de água transparente levemente azulada.
O Rio Preguiça está em um estado de preservação raramente visto, com sua mata ciliar quase que integralmente intacta.
Onde até as intervenções do "bicho-homem" contribuem para dar um chame especial à paisagem.
Aconselho quem gosta de admirar as maravilhas da natureza e sentir a presença de Deus através da grandiosidade de sua criação, a visitar esse lugar espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

PENSO, LOGO EXISTO (René Descartes)...

Seguem esse blog: